Brave desenvolve “FrodoPIR” para pedidos mais privados em bases de dados
A Brave Software, criadores do navegador focado em privacidade sobre o mesmo nome, revelaram durante o dia de hoje um novo sistema de queries para bases de dados, que terá como foco manter a privacidade na recolha de dados.
Apelidado de “FrodoPIR“, este novo sistema foca-se em garantir mais privacidade na recolha de dados das bases de dados, sem divulgar possíveis termos que tenham sido usados para a pesquisa.
A empresa indica que esta tecnologia será a usada numa futura funcionalidade do navegador Brave, que vai permitir identificar senhas potencialmente comprometidas e guardadas no navegador, comparando as mesmas com listas publicas de leaks validados.
A entidade afirma que o FrodoPIR foi criado para ser bastante versátil, sendo possível de o adaptar para os mais variados sistemas sem esforço, ao mesmo tempo que será desenhado para ser mais leve em nível de custos. O mesmo pode ser usado para muitas mais tarefas do que simplesmente analisar se uma senha foi comprometida ou não.
O sistema encontra-se desenhado para ser dividido em duas fases. A primeira ocorre num formato “offline”, onde é recolhida a informação que vai ser necessária para o processamento do pedido. A segunda fase será a “online”, onde o pedido é enviado de forma privada para os servidores.
A empresa espera que este sistema possa vir a ser adaptado para diferentes funcionamentos, garantindo que os utilizadores possuem acesso a dados de forma mais privada possível. A nível do Brave, a empresa espera integrar o sistema sobre a funcionalidade de identificação de senhas comprometidas, mas também em outras plataformas como o Brave Search.
Os interessados podem verificar mais detalhes sobre o novo sistema no blog da Brave Software.