ClamAV entra finalmente na versão 1.0, depois de 20 anos em desenvolvimento

ClamAV entra finalmente na versão 1.0, depois de 20 anos em desenvolvimento

O ClamAV pode não ser uma das suítes de segurança mais populares no mercado, sobretudo tendo em conta que é focado sobretudo para sistemas Linux e servidores. No entanto, o programa tem vindo a encontrar-se em desenvolvimento durante mais de vinte anos.

Encontra-se longe de ser um dos melhores antivírus no mercado, mas ao mesmo tempo também não o pretende ser, visto que se trata de uma solução leve e aberta para todos. E recentemente, este atingiu uma nova meta que se pode considerar histórica no seu desenvolvimento.

Depois de mais de 20 anos em desenvolvimento, o ClamAV atingiu agora a versão 1.0.0. Esta será apenas uma marca simbólica para o desenvolvimento do programa, mas sem duvida algo de relevo se tivermos em conta que demorou tanto tempo para ser atingido.

Tomasz Kojm, o criador original do ClamAV, lançou a primeira versão do programa a 8 de Maio de 2002, na altura na versão 0.10. Desde então, as versões tinham-se mantido dentro do 0.X, apenas agora passando finalmente para a versão “1”.

Apesar de o seu foco ser sobretudo para ambientes em Linux e como sistema de análise de conteúdos de emails, tendo em conta que se trata de uma plataforma aberta, o mesmo foi adaptado para praticamente todos os sistemas – incluindo para Windows. No entanto, este é bastante diferente dos softwares de segurança tradicionais, uma vez que apenas funciona sobre a linha de comandos e não possui componentes de verificação em tempo real.

O seu foco será sobretudo para ambientes Linux e de servidores, onde a sua utilização é consideravelmente superior. No entanto, mesmo não sendo o mais popular, este conta com ferramentas bastante avançadas de deteção de malware, algumas das quais nem se encontram em outras soluções voltadas para o ambiente Linux.