Edge aumenta lentamente o uso no mercado global
Nos últimos meses temos visto cada vez mais alterações no mercado dos navegadores. O Chrome ainda continua a ser um dos navegadores preferidos dos utilizadores, mas parece que começa agora a ganhar alguma competição – embora ainda longe de ser um problema.
De acordo com os dados mais recentes da empresa Statcounter, o Edge da Microsoft tem vindo a ganhar terreno no mercado dos navegadores durante os últimos meses, tendo agora ultrapassado a marca dos 11% de quota no mercado.
Embora ainda de forma lenta, o Edge encontra-se agora com 11.17% de quota no mercado, tendo vindo a aumentar a sua participação desde que foi inicialmente introduzido no mercado em 2015 – na altura ainda sobre o motor antigo da Microsoft, antes desta o ter mudado para a base do Chromium.
Para referência, faz apenas um ano que o Edge contava com uma quota no mercado de 9.52%.
Enquanto isso, o Google Chrome continua a ser o líder da tabela, com uma quota de quase 66.13%, e com praticamente toda a competição ainda longe de atingir este valor. De notar que este valor não corresponde apenas ao Chrome, mas sim a vários navegadores que também usam o Chromium como base, mas que não se consegue diferenciar entre si.
O Safari encontra-se na terceira posição, embora apenas se encontre disponível para dispositivos da Apple, com uma quota de 9.62%. O Firefox encontra-se em seguida com 7.1%, terminado a lista com o Opera, com 3.3%.
Quanto ao Internet Explorer, apesar de lento e descontinuado depois de anos na liderança, este encontra-se agora com 0.77% de quota no mercado – o que ainda pode ser considerado surpreendente, tendo em conta que o navegador encontra-se faz bastante tempo descontinuado.
Não existe como negar que a Microsoft tem vindo a investir bastante sobre o Edge nos últimos anos, o que se comprova no crescimento do navegador. Mas ao mesmo tempo, ainda se encontra longe de atingir o topo da tabela, que continua a ser marcado pelo Chrome.