Google acusa empresa espanhola de criar spyware para explorar falhas zero-day

Google acusa empresa espanhola de criar spyware para explorar falhas zero-day

A Google encontra-se a acusar uma empresa em Espanha de criar um spyware, focado em explorar falhas zero-day dos navegadores e sistemas maus usados atualmente no mercado.

A empresa Variston IT encontra-se a ser acusada pela Google de criar spyware focado para explorar falhas zero-day no Google Chrome, Mozilla Firefox e no Windows, sendo que as atividades da empresa neste sentido terão começado em Dezembro de 2018.

De acordo com os investigadores da Google Threat Analysis Group (TAG), a empresa usa as mais variadas técnicas para explorar falhas zero-day nos navegadores mais usados do mercado, juntamente com o Windows e Microsoft Defender, no sentido de instalar spyware que é depois usado para campanhas dedicadas para indivíduos específicos.

A Variston possui apenas um website básico na internet, que conta com algumas informações da empresa, e onde esta afirma fornecer serviços de informação e segurança para os seus clientes, bem como desenvolver patches de segurança específicos para software dos seus clientes.

Os investigadores acreditam que a empresa terá usado falhas zero-day, que foram corrigidas no final de 2021, para instalar malware nos dispositivos de várias vítimas focadas para espionagem. As vitimas apenas necessitavam, em muitos dos casos, de aceder a um site especialmente criado para atacar os seus dispositivos explorando estas falhas.

Os investigadores da Google afirmam que tiveram conhecimento das práticas da empresa espanhola depois de terem sido alertados por uma entidade anónima na plataforma da Google. Acredita-se que a ferramenta usada para a campanha de spyware terá sido descontinuada, tendo em conta que as falhas zero-day que as mesmas exploravam foram também corrigidas.

No entanto, os investigadores alertam que a empresa pode ter igualmente evoluído as suas ferramentas com o objetivo de explorar outro género de falhas zero-day nos sistemas.