Hive Social encerra servidores após alerta para falha de segurança

Hive Social encerra servidores após alerta para falha de segurança

A Hive Social, plataforma que tem vindo a ser usada como alternativa ao Twitter desde que Elon Musk entrou na direção do mesmo, encerrou recentemente os seus servidores depois de ter sido descoberta uma falha de segurança nos mesmos.

A falha foi inicialmente reportada pelos investigadores da empresa de segurança Zerforschung, e alegadamente permitia que terceiros tivessem acesso a praticamente todas as informações dos utilizadores na plataforma, incluindo até a capacidade de editar mensagens e ler os conteúdos das mensagens diretas.

Os investigadores afirmam que tentaram contactar a empresa durante vários dias antes da publicação, mas sem sucesso. Depois de a mensagem ter começado a ganhar tração, agora a Hive Social anuncia ter desativado os seus servidores de forma abrupta.

Sem qualquer aviso, a empresa confirmou que vai desligar os servidores da sua plataforma enquanto verifica as falhas. A partir do Twitter, a empresa afirma que teve conhecimento de uma falha sobre a sua plataforma, e que se encontra a trabalhar para resolver a mesma. No entanto, não foram deixados detalhes sobre quando o sistema voltará ao ativo.

Apesar de a empresa garantir que os dados dos utilizadores não foram comprometidos, os investigadores da Zerforschung afirmam que a falha seria de tal forma séria que poderia comprometer toda a plataforma se usada incorretamente – e que esse terá sido um dos motivos pelos quais os investigadores não publicaram detalhes sobre a falha.

Ao mesmo tempo, os investigadores também alegam que os responsáveis da plataforma teriam indicado que a falha estaria corrigida, quando na verdade nada foi feito para esse fim.

De notar que isto será ainda mais importante tendo em conta que o número de utilizadores na plataforma encontra-se em forte expansão nas ultimas semanas, ainda mais desde que Musk entrou para a direção do Twitter e o Hive Social tem vindo a ser considerado uma alternativa ao mesmo.