Placas gráficas podem vir a ficar mais caras no início de 2023

Placas gráficas podem vir a ficar mais caras no início de 2023

O preço das placas gráficas tem vindo a sofrer altos e baixos nos últimos tempos. Depois de terem estado a preços consideravelmente elevados derivado do baixo stock disponível e da alta procura para tarefas como a mineração de criptomoedas, os preços pós pandemia parecem ter acalmado um pouco.

Atualmente é possível encontrar placas gráficas a valores consideravelmente mais acessíveis, o que certamente será benéfico para quem esteja à procura de comprar uma nova. No entanto, a tendência pode alterar-se ligeiramente já no início do próximo ano.

De acordo com o analista Kyle Bennett, o preço das placas gráficas das três maiores fabricantes no mercado – AMD, NVIDIA e Intel – pode vir a sofrer aumentos de preço logo no início de 2023. Em causa encontra-se uma nova taxa que pode começar a ser aplicada às placas, e que obriga ao pagamento de uma taxa de importação de 25% do preço final das placas no mercado.

Ou seja, as placas podem vir a sofrer um aumento de preço para chegarem às principais lojas a nível global, e consequentemente, isso vai traduzir-se num aumento de preço de venda das mesmas.

Em causa encontra-se um imposto que foi aplicado ainda durante a governação de Donald Trump nos EUA, e que aplica uma taxa sobre os produtos originários da China para importação nos EUA. Na altura, a lei colocava alguns itens na exceção desta taxa, o que incluía vários produtos eletrónicos – e, claro, placas gráficas.

Estas exceções mantiveram-se até Janeiro de 2023. Nesta altura, caso as autoridades norte-americanas não realizem a renovação da lista de exceção para o imposto, as placas gráficas podem vir a ficar mais caras já no início do próximo ano.

Apesar de a lei ser destinada aos EUA, esta pode ter impacto também para outros países, sobretudo tendo em conta que alguns revendedores adquirem os seus produtos de entidades neste local.

A isto junta-se ainda o preço cada vez mais elevado das placas gráficas no mercado, sobretudo os novos modelos.