Rackspace confirma ataque de ransomware a plataforma de Exchange
A empresa de serviços online Rackspace foi recentemente alvo de um ataque de ransomware, o qual terá afetado os clientes de serviços Hosted Exchange durante mais de quatro dias.
Os relatos de problemas para os clientes da empresa começaram a ser verificados no início do fim de semana, quando o acesso à plataforma de Hosted Exchange deixou de se encontrar disponível. As falhas foram sentidas no dia 2 de Dezembro, sendo que a empresa comunicou, na altura, encontrar-se a analisar o problema.
Desde então a empresa tem vindo a analisar o problema, sendo que hoje confirmou que a indisponibilidade terá sido derivada de um ataque de ransomware, o qual afetou a plataforma onde se encontrava o serviço de Hosted Exchange.
As investigações ainda se encontram a decorrer, no sentido de verificar se alguma informação dos clientes pode ter sido comprometida ou perdida no ataque. A empresa sublinha que irá informar de imediato os clientes caso sejam verificados indícios que dados pessoais possam ter sido acedidos.
A empresa também referiu nos seus recentes relatórios financeiros que, derivado deste ataque de ransomware, a mesma espera quebras nas receitas de quase 30 milhões de dólares, associados com os serviços Hosted Exchange que foram afetados.
Este valor não inclui ainda os custos associados com as despesas necessárias para restabelecer a normalidade dos serviços para os clientes afetados e das operações internas da empresa.
De momento, os clientes que teriam plataformas de Hosted Exchange na empresa ainda se encontram a ser afetados pelas falhas, com a inacessibilidade ao serviço e às plataformas de comunicação.