União Europeia cria festa no metaverso por 400.000 euros… para seis pessoas
Não existe como negar que o termo “metaverso” tem vindo a ganhar um novo significado nos últimos tempos, no entanto, a ideia ainda se encontra longe de ser algo que o mercado veja como “o futuro”.
E se existe uma melhor forma de demonstrar isso mesmo basta olhar para um recente evento criado com o apoio da União Europeia. O evento, promovido pela Comissão Europeia, tinha como objetivo alcançar a população mais jovem, criando um meio interativo onde os mesmos poderiam participar.
O evento terá sido parte de um investimento de quase 400.000 euros para o metaverso, por parte da Comissão Europeia. A ideia consistia em criar uma ilha virtual, onde os participantes poderiam ter acesso a vários concertos e atividades – obviamente, a maioria relacionada com a Europa.
No entanto, de acordo com o jornalista Vince Chadwick, a “festa” esteve longe de ser um sucesso. Na verdade, menos de seis pessoas acederam ao evento, apesar de toda a promoção e suporte por parte da Comissão Europeia no mesmo.
Além disso, mesmo as cinco pessoas que estavam no evento – para além do jornalista – a maioria acabou por sair da plataforma ao fim de alguns minutos. No final, o evento pode ter sido considerado um verdadeiro fracasso – mas bastante caro.
Nos últimos tempos tem vindo a surgir cada vez mais um debate sobre o futuro do metaverso, onde muitas partes consideram que a ideia do mesmo está longe de se tornar algo relevante para os utilizadores. Existem empresas que consideram que o mesmo pode vir a ser o futuro – como é o caso da Meta – mas muitos duvidam que isso venha a acontecer.
E se tivermos em conta este evento, onde nem a Comissão Europeia consegue juntar gente suficiente para criar uma pequena festa virtual… não abona a favor de um futuro positivo.