União Europeia revela data final para adoção do sistema de carregamento em USB-C
A contagem decrescente para os dispositivos vendidos na União Europeia começou. Depois de ter sido aprovada a lei que coloca o USB-C como o padrão de carregamento obrigatório para todos os futuros dispositivos eletrónicos vendidos na União Europeia, agora sabe-se a data final para integração da mesma.
De acordo com a publicação das autoridades europeias, as empresas necessitam de adotar as novas regras até 28 de Dezembro de 2024. Nesta altura, todos os novos smartphones e dispositivos eletrónicos em geral necessitam de contar com entradas USB-C para poderem ser vendidos.
De notar que a legislação já tinha sido aprovada, e vai de encontro com as previsões que se esperavam. Na altura, o comunicado da Comissão Europeia indicava apenas que a nova legislação iria ser aplicada no “final de 2024”, mas agora conhece-se a data oficial para isso.
Todos os dispositivos que sejam produzidos e colocados para venda no mercado depois de 28 de Dezembro de 2024 devem contar com uma entrada USB-C para carregamento. A maioria dos fabricantes de smartphones não devem ser afetados, exceto a Apple – que ainda usa a sua entrada proprietária.
No entanto, a Apple deve vir a alterar esta entrada já na próxima geração do iPhone 15, caso os rumores que têm vindo a ser conhecidos sejam verdadeiros. Portanto isso dará mais do que tempo para a empresa se preparar para a mudança.
É importante notar que a nova legislação não se aplica apenas a smartphones, mas sim a todos os dispositivos eletrónicos , o que inclui câmaras, headphones, dispositivos portáteis e, eventualmente, portáteis. Neste último caso, no entanto, a legislação apenas irá entrar em vigor em 2026.
De notar também que a legislação apenas se aplica a dispositivos que tenham carregamentos via cabo – dispositivos com carregamentos sem fios não necessitam de usar este sistema de carregamento.