Android 14 pode limitar o uso de aplicações desatualizadas
Espera-se que o Android 14 venha a surgir como a futura atualização do sistema operativo da Google, e certamente que este vai contar com várias novidades e alterações. Uma das que pode vir a surgir será a limitação para certas apps correrem no sistema.
De acordo com recentes rumores, a Google pode estar a preparar-se para limitar as aplicações que podem correr sobre o Android 14, focando-se em apps que estejam atualizadas e preparadas para este sistema.
Esta limitação pode ter já começado a ser aplicada, com os programadores a terem de especificar quais serão as APIs que podem usar dentro do sistema Android, tendo como mínimo o Android 12.
Ou seja, os programadores podem brevemente vir a ser forçados a terem de configurar as suas aplicações, enviadas para a Google Play Store, de forma a terem o Android 12 como a versão mínima para poderem correr as mesmas, e com isto, a ser necessário que os utilizadores se encontrem em dispositivos que tenham esta versão do Android ou outra mais recente.
Obviamente, isto aplica-se apenas a aplicações que sejam fornecidas pela Google Play Store, sendo que lojas de terceiros ou apps disponíveis sobre outras plataformas podem não ter as mesmas limitações – e ainda se pode instalar manualmente estas apps no sistema.
No entanto, de acordo com o portal 9to5Google, o Android 14 inclui agora novas alterações que podem também bloquear estas instalações – mesmo que sejam de fontes terceiras. Ou seja, se a aplicação não foi desenvolvida para uma versão recente do sistema, o Android 14 pode bloquear a sua instalação.
Acredita-se que os utilizadores ainda poderiam desativar esta opção, mas a mesma iria encontrar-se ativa por padrão e para todos.
A segurança será um dos fatores em que a Google se foca para aplicar esta medida. Apps antigas tendem a ter falhas de segurança, que podem ser usadas para comprometer o sistema e os dados existentes no mesmo – dai que uma das recomendações será usar sempre aplicações atualizadas e disponíveis de forma recente, para evitar possíveis falhas.
De notar que o Android 13 é, atualmente, a versão mais recente do Android, e ainda se encontra em menos de 6% dos dispositivos no mercado. Muitas entidades ainda se encontram a fornecer a atualização para o sistema – e tendo em conta o ambiente do Android, podem existir muitos modelos que não venham a receber esta atualização de todo.