Estamos agora a 90 segundos da aniquilação total

Estamos agora a 90 segundos da aniquilação total

O Relógio do Juízo Final encontra-se agora a 90 segundos da total extinção da humanidade. Apesar de ser apenas uma metáfora, o Relógio do Juízo Final tem vindo a ser usado como uma referência do quanto perto estamos da auto-aniquilação.

O relógio é ajustado de forma anual, e para este ano o valor encontra-se nos 90 segundos, sendo que nunca se esteve tão perto do apocalipse. De relembrar que o valor final encontra-se na meia noite, altura em que se considera o total apocalipse da humanidade.

Embora seja apenas uma metáfora, a decisão de aproximar os ponteiros do relógio da meia-noite reflete os riscos do mundo real. Em parte, a decisão de mover o ponteiro este ano encontra-se associada com o que tem vindo a ocorrer no planeta, desde a guerra na Ucrânia à ameaça nuclear e alterações no clima.

De acordo com o comunicado da entidade, a maior decisão este ano encontra-se sobretudo derivada da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, aumentando também o receio das ameaças nucleares derivadas desse caso. As alterações climáticas também possuem impacto, sendo que em 2022 vivemos algumas das maiores alterações dos últimos anos.

Os 90 segundos é o mais próximo que o relógio tem estado da meia-noite. A última alteração feita no mesmo ocorreu em 2020, antes da entrada da pandemia e quando se avançou para os 100 segundos até à meia noite.

De relembrar que o Relógio, quando foi criado em 1947 por Martyl Langsdorf, encontrava-se nos sete minutos. O ajuste do tempo tem vindo a ser feito desde então, todos os anos, pela Bulletin of the Atomic Scientists.