Google compromete-se a fornecer dados mais transparentes para os seus serviços
A Google encontra-se a preparar para realizar uma atualização de alguns dos seus serviços, no sentido de que os mesmos possam fornecer informações mais acertadas e realistas para os utilizadores, com base nas informações que a empresa possui acesso.
De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, a Google terá concordado recentemente em atualizar a Google Store, Play Store, Hotels, Flights e vários outros serviços para fornecerem informações mais credíveis para os utilizadores, com base numa discussão que tinha sido feita entre as duas partes desde 2021.
A CE afirma que, nos últimos anos, mais utilizadores voltaram-se para a internet no sentido de obterem informações sobre várias áreas, e os serviços da Google fornecem uma plataforma fundamental para isso. Como tal, a empresa concordou em aplicar medidas para que os mesmos venham a fornecer informações que sejam tanto úteis como realistas e verídicas.
Como exemplo, em plataformas como o Google Hotels e Flights, a empresa vai começar a diferenciar mais facilmente para os consumidores os locais onde as informações foram obtidas diretamente pela Google, e onde os dados terão sido obtidos por terceiros.
A plataforma do Google Hotels também vai ser atualizada, para garantir que os utilizadores são informados que as reviews fornecidas pelos mesmos podem não ser completamente verificadas pela empresa – numa política que também foi aplicada em outras plataformas que fornecem serviços similares.
A nível da Google Store, a Google pretende ser mais transparente a nível dos prazos de entrega para determinados produtos ou das taxas eventuais para essa tarefa. Será ainda atualizada para fornecer informações relativamente à capacidade de reparo dos produtos e dos componentes disponíveis para tal tarefa.
Espera-se que estas alterações venham a ser aplicadas durante as próximas semanas em vários dos serviços da empresa.