Google pretende colocar funções de acessibilidade como apps individuais no Android
A Google encontra-se a realizar algumas mudanças na forma como as suas funcionalidades de acessibilidade são fornecidas no Android, passando a adotar aplicações individuais para as mesmas invés de as integrar diretamente no sistema operativo.
A ideia passa por criar uma suíte de aplicações, focadas para acessibilidade, que teriam atualizações independentes do sistema operativo. Isto permitiria, em teoria, facilitar o acesso a novas funcionalidades de acessibilidade e a fornecer atualizações para as mesmas mais rapidamente. Uma vez que não seria necessário esperar pela atualização geral do Android, bastaria atualizar a app pela Play Store.
Uma das primeiras funcionalidades a ser separada nesta ideia será a “Switch Access“. Esta permite que os utilizadores com necessidades especiais possam usar outros meios de interagir com os seus dispositivos, para além do ecrã.
A mesma encontra-se agora disponível de forma individual como app na Play Store, e o benéfico será que fica disponível até para dispositivos mais antigos que não contavam com a função, com o Android 8 e mais recente.
A ideia da empresa parece vir a continuar esta “separação” com mais funções daqui em diante, e certamente que iremos ver novidades nesse aspeto durante os próximos meses.