Meta vai testar novo sistema de publicidade menos discriminatório
A Meta encontra-se a testar um novo sistema que, no futuro, pode ajudar a plataforma a apresentar publicidade de forma menos discriminatória, contando para isso com a ajuda de Inteligência Artificial.
O novo sistema encontra-se a ser apelidado de Variance Reduction System (VRS), e vai começar a ser usado em testes nos EUA. Basicamente, este sistema usa IA para mais eficazmente selecionar a publicidade correta para os utilizadores dentro dos grupos alvo a que a mesma se destina.
O sistema vai analisar o público alvo da publicidade, e quando um determinado volume de utilizadores tiverem visto o anúncio, o sistema irá avaliar se o mesmo corresponde aos objetivos do anunciante dentro de determinados grupos, e se o anúncio deve surgir mais ou menos nos mesmos.
No final, o objetivo da empresa será criar um sistema que seja menos discriminatório a nível da publicidade que surge para os utilizadores finais do Facebook, Instagram e outras plataformas da empresa.
A empresa também parece encontrar-se ciente das possíveis implicações que este sistema teria a nível da privacidade, pelo que o mesmo não vai basear-se em conteúdos individuais como a idade, género ou etnia dos utilizadores, e terá ainda um sistema de “ruído” artificial para mascarar determinadas características que poderiam permitir a recolha de dados demográficos dos utilizadores ao longo do tempo.
Segundo a Meta, o VRS vai começar a ser usado primeiro sobre publicidade direta da empresa, antes de passar para um teste mais abrangente. Espera-se que o sistema esteja totalmente implementado nos EUA até ao final do ano.
De relembrar que este sistema surge depois de a Meta ter sido multada, em 2019, por permitir que os anunciantes da plataforma pudessem usar as ferramentas de publicidade da mesma para criar discriminação a nível dos conteúdos apresentados aos utilizadores com base em diferentes fatores.