Microsoft estaria a trabalhar em novo projeto “Phoenix” para relançar o Edge
A Microsoft tem vindo a investir consideravelmente no desenvolvimento do Edge, sendo que a mudança para o Chromium como base foi uma das medidas mais bem vindas para o mesmo. No entanto, parece que a Microsoft não se pretende ficar por aqui.
De acordo com novos rumores, a Microsoft encontra-se a trabalhar num novo projeto, conhecido como “Edge Phoenix”, e que pretende ser uma restruturação do que conhecemos atualmente do navegador.
Este novo projeto, atualmente numa fase apenas interna da Microsoft, pretende ser uma restruturação total do que existe sobre o Edge, de forma a levar o mesmo a destacar-se num mercado que tem vindo a ser saturado pela dominância do Chrome.
O desenvolvimento do Edge Phoenix terá começado durante o Verão de 2022, e portanto ainda existe muito trabalho a ser feito antes de algo “novo” surgir. Mas de acordo com algumas fontes, determinadas funções que se encontram a chegar ao Edge, como a divisão de ecrã para navegação, derivaram dos desenvolvimentos que foram feitos neste projeto.
Outra novidade que pode estar em desenvolvimento seria a expansão do sistema de gestor de senhas para todo o Windows. Atualmente o Edge conta com um Gestor de Senhas integrado, tal como a maioria dos navegadores no mercado, mas apenas se destina ao uso dentro do próprio navegador.
A ideia da Microsoft seria expandir esse sistema para gerir as senhas de todas as aplicações dentro do Windows – incluindo de outros programas e até de outros navegadores.
De momento ainda pouco se conhece em concreto do que pode vir a surgir deste projeto, mas a ideia será criar algo que cative os utilizadores para o navegador, e criando uma alternativa mais focada em produtividade para quem procura sair do Chrome.