Realidade Virtual pode ajudar a reduzir ansiedade e depressão
A Realidade Virtual ainda não é uma tecnologia que esteja a ser considerada por muitos como o “futuro”, mas tem vindo a ganhar bastante destaque, ainda mais com a ideia do metaverso – que várias empresas começaram a apostar recentemente.
No entanto, esta tecnologia pode ter benefícios também noutras vertentes, nomeadamente para pessoas que sofram de ansiedade e depressão. De acordo com um estudo realizado por cientistas da Universidade do Oeste de Sydney, na Austrália, e publicado na revista científica Nature Scientific Reports Journal, a Realidade Virtual pode ajudar as pessoas que sofram de depressão ou de ansiedade a melhorarem os sinais.
O uso da Realidade Virtual pode ajudar a controlar melhor diferentes condições neurológicas, nomeadamente com sistemas que induzam para experiências interativas. Os participantes no estudo indicaram que este género de ações em ambiente virtual ajudou a aliviar alguns dos sintomas.
Apesar de o estudo ainda necessitar de ser mais trabalhado para o futuro, a ideia dos investigadores será criarem uma base para se desenvolver uma plataforma que possa ajudar no tratamento destes problemas, e que tenha um formato que seja indolor e simples de atingir para qualquer pessoa.