Seagate prepara-se para novos discos HAMR de 30TB
A Seagate tem vindo a investir consideravelmente no desenvolvimento de novas tecnologias, focadas em aumentar a capacidade dos seus discos rígidos, usando para tal a tecnologia HAMR. Esta tecnologia pode vir a revolucionar a capacidade de armazenamento dos futuros discos no mercado, e a Seagate lidera no desenvolvimento da mesma.
Com isto em mente, é possível que algumas novidades venham a surgir durante o segundo trimestre de 2023, altura em que Seagate espera revelar a sua segunda geração da tecnologia HAMR, com novos discos a chegarem ao mercado.
Durante a apresentação dos seus resultados financeiros, a empresa confirmou que o desenvolvimento da tecnologia encontra-se a avançar a um ritmo melhor que o esperado, o que pode permitir em breve algumas revelações.
Apesar de o mercado dos discos rígidos estar algo complicado nos últimos tempos, a empresa espera que a segunda geração do Heat-Assisted Magnetic Recording (HAMR) venha a melhorar isso, fornecendo discos com maior estabilidade, mas mais importante, ainda mais capacidade de armazenamento.
A empresa já enviou alguns discos HAMR para diversos clientes como forma de teste, mas espera-se que a tecnologia entre em fase de produção em massa ainda durante este ano. A confirmar-se, poderemos ter em breve discos com ainda mais capacidade de armazenamento.
A Seagate estima ser capaz de colocar cerca de 5TB de dados em cada prato do disco, o que deverá permitir atingir capacidades de 30TB por disco. Futuramente espera-se ainda que a tecnologia seja melhorada, para permitir 40TB ou mais.
A empresa espera que discos de 50TB possam começar a surgir em meados de 2026. Isto, claro, se a tecnologia realmente vier a comprovar-se como benéfica para os consumidores finais.