Chatbots são até dez vezes mais caros do que pesquisas regulares

Chatbots são até dez vezes mais caros do que pesquisas regulares

As tecnologias de IA estão a ser consideradas o futuro da tecnologia. Tanto que motores de pesquisa como o Bing e a Google encontram-se a preparar para revelar as suas primeiras soluções focadas nessa tecnologia.

No entanto, para correr este género de sistemas, são necessários servidores bastante potentes para todas as necessidades. E é aqui que podem começar a surgir problemas, visto que os custos para operar tais servidores não são propriamente baratos.

Apesar de o Bing fornecer o seu novo chatbot de forma gratuita, os custos da operação são consideravelmente avultados. Isto é visível também com a própria OpenAI, que recentemente começou a fornecer o plano “pago” para o ChatGPT, no sentido de monetizar a plataforma.

E no caso de motores de pesquisa, algumas estimativas apontam que os custos finais podem ser consideravelmente superiores aos de um motor de pesquisa tradicional. Segundo revela a Reuters, durante uma conversa com o executivo da Alphabet, John Hennessy, foi indicado que os custos de funcionamento de um sistema de chatbot para pesquisas pode ser até dez vezes superior ao de um motor de pesquisa normal.

Com isto, as empresas certamente que deverão começar a tentar obter receitas com os seus sistemas, o que pode passar pela colocação de publicidade sobre os mesmos. Esta ideia era algo que a Microsoft também teria para integrar no seu chatbot do novo Bing.

Segundo as estimativas, em 2022 estimava-se que a Google pagava cerca de um quinto de cêntimo por cada pesquisa feita no seu motor de pesquisa. Para comparação, ao utilizar um chatbot de IA o custo é consideravelmente superior.

As estimativas apontam que os custos de pesquisa podem atingir os 6 mil milhões de dólares em 2024. Isto tendo como previsão que metade das pesquisas feitas pelo chatbot da Google são de respostas com até 50 palavras.

Obviamente, os custos mais elevados encontram-se associados com os recursos igualmente mais elevados para o processamento das respostas, nomeadamente a nível de processamento dos dados.

Apesar de se esperar que os chatbots de IA venham a tornar-se mais eficientes para o futuro, e possivelmente mais económicos para as empresas, nesta fase os custos ainda serão bastante avultados. E será certo que as empresas terão de começar a rentabilizar os seus produtos de uma forma ou de outra, para garantirem receitas.