Disney+ perde subscritores e anuncia despedimentos
A Disney acabou de revelar os seus resultados financeiros do último trimestre de 2022. E estes dados não deixam pontos positivos para a empresa, que levam mesmo a algumas mudanças drásticas.
Segundo os dados, a empresa registou um total de 161,8 milhões de utilizadores subscritos no Disney+, a sua plataforma de “streaming”. Este valor representa uma queda de 2,4 milhões de subscritores em comparação com o trimestre anterior. Esta é também a primeira vez que a plataforma de “streaming” regista uma queda de utilizadores desde que foi lançada em 2019.
A empresa afirma que a queda se deve sobretudo ao serviço Disney+Hotstar, que se encontra disponível na Índia e em algumas partes da Ásia, que terá sido onde se registou a maior queda de utilizadores. Isto pode encontrar-se relacionado com o facto que a plataforma perdeu os direitos de transmissão do torneio Indian Premier League, que é bastante popular no pais.
Atualmente este serviço conta com 57,5 milhões de utilizadores subscritos, representando menos 3,8 milhões face ao trimestre anterior.
Independentemente disso, esta queda de subscritores pode dificultar também a tarefa da plataforma atingir as metas de entre 215 e 245 milhões de subscritos até ao final do ano fiscal de 2024.
Apesar disso, a plataforma parece ter registado alguns crescimentos em outros mercados. No Canadá e nos Estados Unidos, existem mais de 200 mil assinantes do serviço de “streaming”.
As receitas da plataforma durante este período aumentaram 8%, para os 23,5 mil milhões de dólares. Mas ainda assim, a empresa espera realizar algumas reestruturações internas, que podem também passar por despedimentos.
A empresa confirmou que espera despedir cerca de 3% da força de trabalho, correspondendo a cerca de 7000 funcionários. Estes despedimentos devem acontecer durante os próximos meses.