Em situação de crise, governo da Turquia bloqueia acesso ao Twitter
A Turquia tem vindo a enfrentar uma onda de sismos avassaladores para a região, tendo sido contabilizados mais de 12.000 mortos e 54.000 feridos apenas nas últimas horas.
Os pedidos de ajuda chegam de várias regiões, e afetam milhares de pessoas que se encontram a viver um dos períodos desastres naturais que ocorreram no pais. No meio de todos estes problemas, as redes sociais revelam-se bastante úteis para ajudar nos pedidos, mas o governo local decidiu agora bloquear o Twitter.
De acordo com a plataforma de monitorização na web Netblocks, as autoridades turcas terão começado a aplicar bloqueios no Twitter sobre toda a região. Sobre praticamente todas as operadoras locais o acesso ao Twitter encontra-se atualmente bloqueado, sendo que não existe uma razão concreta para tal.
Os sismos e as suas consequências levaram uma grande parte da população a usar meios sociais para pedidos de ajuda, ou apenas para relatar o que se encontra a ocorrer. No entanto, diante desta crise, o governo optou por aplicar bloqueios gerais à Internet.
Ao mesmo tempo, muitos fornecedores de serviços VPN encontram-se agora a prestar auxilio para a população turca. A empresa Tunnel Bear confirmou que vai oferecer 10GB de dados VPN para todos os utilizadores na Turquia, de forma a permitir a ligação a conteúdos bloqueados durante este período difícil.
Existem ainda relatos que as autoridades encontram-se também a aplicar medidas mais severas contra utilizadores que partilham conteúdos nas redes sociais que são consideradas provocadoras para o governo local. Estima-se que 18 pessoas tenham sido detidas nas últimas horas derivado desta prática.