Microsoft deixa de vender oficialmente licenças do Windows 10
Faz apenas algumas semanas que foi conhecido que a Microsoft, a partir do final de Janeiro de 2023, iria deixar de vender licenças do Windows 10. E essa data chegou agora oficialmente.
Como forma de incentivar os utilizadores a realizarem o upgrade para o Windows 11, e dentro dos planos de fornecimento de licenças para o sistema Windows, a Microsoft deixou de fornecer novas licenças do Windows 10 para venda. Os utilizadores que tentem aceder aos links de compra de licenças para a versão antiga do sistema, agora serão automaticamente redirecionados para a página do Windows 11.
A mesma medida aplica-se também para os revendedores e fabricantes, que a partir de agora apenas podem vender licenças da versão mais recente do Windows.
De notar que, apesar de a Microsoft não vender mais licenças do Windows 10, o sistema ainda se encontra a funcionar na normalidade, e pode ser usado por todos os utilizadores. A empresa também garante o suporte do mesmo até 2025, portanto quem o tenha vai continuar a receber as atualizações na normalidade.
Esta medida apenas deve afetar quem esteja a tentar montar um novo sistema, que agora necessita de ter uma licença do Windows 11 para tal. No entanto, este será também o primeiro passo da Microsoft para começar a descontinuar lentamente o uso do Windows 10 no mercado.