Paquistão ameaça bloquear acesso à Wikipédia

Paquistão ameaça bloquear acesso à Wikipédia

Ao longo dos anos, o Paquistão tem vindo a aplicar várias medidas de controlo dos conteúdos disponibilizados pela Internet, com bloqueios constantes a plataformas como o YouTube, Facebook, Twitter entre outros.

No entanto, agora as autoridades locais parecem estar a ponderar bloquear o acesso à Wikipédia, alegadamente pelo conteúdo que se encontra na mesma ser questionável para as autoridades locais.

Várias fontes apontam que o acesso ao portal da Wikipédia encontra-se atualmente com consideráveis problemas, com falhas de acesso e lentidão em geral, no que pode ser uma medida a antecipar um bloqueio mais generalizado.

Não existe, para já, confirmação de que tenha sido aplicado um bloqueio, mas as páginas parecem demorar bastante tempo a carregar, e em muitos casos exigem uma atualização manual para carregarem todos os conteúdos corretamente.

Segundo as autoridades locais, em causa encontra-se conteúdos que se encontram na plataforma e que são considerados blasfémia pelas forças governamentais do Paquistão. A PTA confirmou que os problemas e atrasos de acesso à Wikipédia vão ser mantidos por 48 horas, e eventualmente podem tornar-se um bloqueio permanente.

Apesar do ultimato feito pelo governo do Paquistão, os detalhes sobre quais os conteúdos que as autoridades consideram ilegítimo na plataforma não foram revelados.