Tenha cuidado com os falsos sites do ChatGPT!
Nos últimos dias o ChatGPT tem vindo a ser usado para propagar alguns esquemas, e é algo que os utilizadores que pretendem usar este serviço devem ter em atenção. Esquemas usando o nome da plataforma da OpenAI começaram recentemente a surgir para Android, iOS e Windows.
Para quem desconheça, o ChatGPT trata-se de um chatbot criado pela OpenAI, e lançado em Novembro de 2022. Esta plataforma usa IA para apresentar respostas aos utilizadores, e apesar de ter a sua versão paga, o mesmo também se encontra disponível gratuitamente para quem o pretenda usar.
No entanto, recentemente começaram a surgir cada vez mais esquemas que tentam tirar proveito do nome do ChatGPT, no sentido de enganar os utilizadores finais. Segundo a empresa de segurança Cyble, várias páginas no Facebook foram criadas nas últimas semanas, prometendo aos utilizadores acesso sem limites ao ChatGPT, através de um pagamento.
Estes sites tendem a ser usados como forma de roubar dados de pagamento, caso os utilizadores realmente introduzam detalhes financeiros no mesmo – como números de cartão de crédito.
Existem ainda sites que afirmam fornecer acesso ao ChatGPT Plus, a versão paga do ChatGPT, mas a custos mais reduzidos. Estes sites, na sua maioria, tendem a usar os mesmos métodos para roubar os dados bancários das vítimas.
Ao mesmo tempo, existem ainda outras formas de propagar o esquema, sendo que uma delas encontra-se sobre aplicações para Android. Os investigadores de segurança revelam ter identificado mais de 50 apps maliciosas, distribuídas sobre diferentes meios, que prometem acesso ao ChatGPT sem limites – mas em segundo plano acabam por roubar informação pessoal das vitimas e infetar os seus dispositivos.
O esquema começou também recentemente a surgir para o Windows, com sites a prometerem aplicações diretas para acesso ao ChatGPT.
É importante sublinhar que o ChatGPT não possui qualquer aplicação para Windows, Android ou iOS, sendo que apenas se encontra disponível via o site chat.openai.com. O acesso à plataforma é gratuito – para quem registe uma conta.