Twitter coloca publicidade sobre contas de negacionistas do Holocausto
Nos últimos meses, o Twitter tem enfrentado alguns problemas no que respeita aos anunciantes da plataforma, que se encontra a sair a peso da plataforma sobre a gestão de Elon Musk.
E os relatos de como a publicidade se encontra a surgir no serviço não parece ajudar nessa ideia. De acordo com um estudo realizado pela organização sem fins lucrativos “Media Matters for America”, o Twitter encontra-se a apresentar publicidade na sua plataforma junto de tweets e contas associadas com negacionistas do Holocausto.
A entidade terá analisado como o Twitter apresenta publicidade no serviço, nomeadamente tendo em conta algumas contas associadas a personalidades conhecidas como sendo negacionistas, tendo confirmado que a publicidade na empresa encontra-se a surgir junto destas contas e das suas mensagens.
Além disso, todas as contas analisadas estão registadas junto do Twitter Blue, pelo que a publicidade que surge sobre as mesmas pode também ser usada como forma de ganhos para as mesmas – tendo em conta os recentes planos do Twitter em partilhar as receitas de publicidade com os criadores de conteúdos.
Os anunciantes certamente que não pretendem que a sua publicidade esteja a surgir sobre contas neste formato, e em parte, este terá sido um dos motivos iniciais para muitos colocarem as suas campanhas na plataforma em pausa.
Além disso, este não é o primeiro estudo feito sobre esta medida. Faz algumas semanas que um estudo da Center for Countering Digital Hate (CCDH) também confirmava que a publicidade no Twitter estaria a surgir junto de contas potencialmente problemáticas. Nestas encontram-se contas que foram antigamente banidas da plataforma, mas estão de regresso na mesma.
Neste estudo, a entidade estima ainda que o Twitter obtenha cerca de 19 milhões de dólares por ano associado com este género de publicidade e sobre apenas 10 contas na plataforma.
Infelizmente o Twitter não deixou nenhum comentário relativamente a estes estudos, e será improvável que o realize de forma direta, tendo em conta que a empresa não possui uma equipa de comunicação externa desde os despedimentos em massa que foram feitos em finais de Novembro.