Twitter pode receber milhões de dólares sobre contas banidas no passado

Twitter pode receber milhões de dólares sobre contas banidas no passado

Nas últimas semanas, o Twitter tem vindo a reativar um elevado número de contas que tinham sido anteriormente banidas da plataforma. No entanto, estas reativações podem também levar a pequenos aumentos de receitas para a plataforma, segundo um recente estudo indica.

Um estudo realizado pela Center for Countering Digital Hate (CCDH) estima que o Twitter receba quase 19 milhões de dólares por ano sobre publicidade de apenas dez contas que anteriormente tinham sido banidas da plataforma.

O estudo analisou a interação de algumas contas que, no passado, tinham sido banidas do Twitter por violarem os termos da plataforma e publicarem conteúdo potencialmente perigoso. Essas contas foram reativadas depois de Elon Musk ter entrado na direção da empresa.

O estudo analisou ainda as mensagens partilhadas de forma recente nessas contas, tendo em conta também a sua interação. Usando os dados que a plataforma disponibiliza, os investigadores indicaram o quanto a plataforma ganha apenas com a publicidade gerada sobre essas mensagens.

Tendo em conta que, em média, o custo de publicidade no Twitter encontra-se em cerca de 6.46 dólares por 1000 visualizações, foram calculados os ganhos que a plataforma recebe apenas por apresentar a publicidade aos utilizadores finais. Este valor encontra-se em aproximadamente 19 milhões de dólares na escala de um ano.

Obviamente, estes valores não são inteiramente precisos, mas demonstram como contas influentes na plataforma podem ter impacto para as receitas do Twitter, e isso inclui contas conhecidas por criarem conteúdo potencialmente polémico.

Em simultâneo, o estudo confirma que a publicidade ainda se encontra a ser apresentada sobre contas e conteúdos controversos, podendo não agradar aos anunciantes da plataforma – que certamente não gostarão de ter a sua publicidade associada a temas deste género.

De relembrar que o Twitter tem enfrentado vários problemas a nível das finanças, sendo que na publicidade, inúmeros anunciantes da plataforma deixaram a mesma depois de Musk entrar na direção.