Colapso do Silicon Valley Bank é a maior queda desde a crise financeira de 2008
Desde o final desta semana que os mercados financeiros têm vindo a ser consideravelmente afetados pela queda do banco norte-americano Silicon Valley Bank, também conhecido como SVB.
Apesar de ser um processo que já viria a desenrolar-se faz algum tempo, o caso ganhou outra dimensão quando a entidade confirmou a sua insolvência, trazendo uma das maiores quedas no mercado financeiro desde a crise de 2008 – e que já começa a afetar várias empresas no mercado.
O SVB possui um grande impacto para empresas relacionadas com o ramo tecnológico nos EUA, em parte porque será um dos principais bancos usados por muitas empresas da Califórnia. A insolvência do mesmo deixa um largo número de entidades afetadas, que certamente devem começar a sentir os efeitos nos próximos tempos.
Várias fontes consideram que o colapso desta entidade é uma das maiores, a nível financeiro, desde a crise financeira de 2008 nos EUA. Em parte, isto porque a entidade era uma das onde a maioria das empresas e startups norte-americanas possuíam os seus fundos.
Esta é uma situação que ainda se encontra ativamente a ter impacto para o mercado financeiro a nível mundial, mas que se começa a fazer sentir em várias frentes. Várias empresas que teriam fundos sobre o SVB encontram-se a projetar perdas consideráveis, e isto inclui alguns dos grandes nomes da indústria de tecnologia no mercado.