Elon Musk pede desculpa a funcionário depois de ridicularizar deficiência
Elon Musk veio publicamente pedir desculpas no Twitter, depois de, no início desta semana, ter usado a plataforma para ridicularizar um funcionários com problemas de mobilidade.
O caso começou a acontecer no início desta semana, quando Haraldur Thorleifsson, funcionário do Twitter, colocou a questão publicamente sobre qual seria o seu estado dentro do Twitter – uma vez que, alegadamente, o mesmo estaria sem acesso à sua conta interna na empresa faz alguns dias. Isto normalmente acontece quando o Twitter se encontra a realizar o despedimento de alguém dentro da plataforma.
Thorleifsson afirmava ter sido “bloqueado” do computador da empresa por quase nove dias, e que a divisão de recursos humanos não confirmava se o mesmo ainda estaria ou não como funcionário da empresa. Face a isto, Thorleifsson terá levado a questão a público, endereçando diretamente Elon Musk no Twitter.
No meio da conversa entre Thorleifsson e Musk, o dono do Twitter afirmou que Thorleifsson não estaria a trabalhar. Quando confrontado com o facto que Thorleifsson teria uma deficiência motora, Musk terá colocado esse ponto em questão, indicando que género de deficiência o impedia de escrever.
O problema rapidamente se voltou contra Musk, visto que Thorleifsson tem realmente uma deficiência motora com distrofia muscular, o que torna bastante complicada a tarefa de escrever normalmente ou até simplesmente de andar.
Em algumas respostas posteriores, Musk terá mesmo referido que Thorleifsson seria uma pessoa “do pior” e que estaria a usar esta desculpa para não trabalhar.
No entanto, poucas horas depois, Musk voltou atrás nesta resposta, pedindo desculpas a Thorleifsson pela confusão que foi criada sobre o caso. O mesmo afirmou que baseou as suas respostas em informações que não seriam verdadeiras, e outras que seriam verdadeiras, mas insignificantes. Musk sublinha ainda que é mais simples conversar diretamente com as pessoas do que por tweets.
De momento ainda se desconhece se Thorleifsson irá manter-se no Twitter, mas Musk afirma que este se encontra a ponderar permanecer na empresa.