Falha do Twitter terá ocorrido por erro do único engenheiro responsável pela API
Durante o dia de hoje, o Twitter voltou a apresentar uma falha geral sobre a sua plataforma. Desta vez a falha afetou o carregamento de vários conteúdos do serviço, incluindo links e imagens.
Os utilizadores que tentavam carregar estes conteúdos acabavam eventualmente por verificar uma mensagem de erro, associada diretamente com a API da plataforma. A mensagem indicava que a plataforma não teria acesso à funcionalidade dentro do plano da API que possuía – o que será certamente estranho, tendo em conta que será diretamente do Twitter.
O TweetDeck também ficou inacessível no mesmo período, apresentando a mesma mensagem de erro na API.
A falha foi também confirmada pelo próprio Twitter, que a partir da sua conta de suporte, terá indicado que a empresa estaria a analisar o problema, e que este estaria relacionado com uma mudança interna. No entanto, a mensagem não deixou detalhes sobre exatamente qual o problema que levou ao erro.
No entanto, de acordo com o portal Platformer, parece que o recente problema estará relacionado com a ideia do Twitter em encerrar o acesso gratuito à API da plataforma.
De relembrar que o Twitter revelou, a 1 de Fevereiro, que iria limitar consideravelmente a sua API, passando a fornecer o acesso à mesma de forma paga. A mudança encontra-se ainda prevista de ser aplicada, embora sem uma data concreta para tal.
Segundo fontes próximas do Twitter, tendo em conta os recentes despedimentos que aconteceram na rede social, atualmente existe apenas um engenheiro responsável por gerir toda a programação da API. Este engenheiro será o único responsável para tratar a mudança da API para a nova versão paga.
Neste caso, a falha que se verificou durante o dia de hoje terá sido respeitante a uma mudança feita por este engenheiro, a qual causou a falha completa da API do Twitter – e que se verificou também no site principal da plataforma e nas suas aplicações oficiais.
Esta falha terá causado problemas não apenas para a versão do Twitter que os utilizadores possuem acesso, mas também para várias das ferramentas internas da empresa, e que são usadas pelos restantes funcionários da mesma. Este terá sido também um dos motivos pelos quais a resolução demorou algum tempo, visto que os funcionários também deixaram de ter acesso a muitas das suas ferramentas.
Dentro do Slack do Twitter, vários funcionários estariam a confirmar igualmente a falha, mas imponentes sobre o que poderia ser feito. Eventualmente a falha foi corrigida, e o Twitter voltou à normalidade.
Elon Musk terá, internamente, ficado bastante zangado com toda esta situação. Alguns minutos depois da falha ter sido corrigida, Musk reportou que a mesma terá acontecido devido a um erro da API, e deixando como justificação o facto que o código da API atual encontra-se bastante instável e que, eventualmente, será necessário de o reescrever.
A mesma fonte aponta ainda que a grande maioria dos funcionários do Twitter vão de encontro com a ideia do problema estar associado com código antigo da plataforma, e que antecede a altura em que Musk se encontra na direção da rede social.
No entanto, a falha também ocorreu numa altura em que a plataforma encontra-se com um défice de funcionários, tendo em conta todos os despedimentos que foram realizados de forma recente, e que afetaram várias áreas da rede social. Atualmente existem apenas um pequeno conjunto de engenheiros responsáveis por áreas criticas do Twitter, que se encontram sob uma forte pressão para manterem a atividade da plataforma.