Microsoft testa novamente efeitos Mica sobre o Edge
A Microsoft parece estar a trabalhar para voltar a colocar o efeito Mica sobre o Edge, algo que a empresa tinha removido em builds de teste recentes. Este efeito permite que certas áreas do Edge se apresentem com um efeito translúcido, que poderá ser mais sentido conforme o wallpaper que o utilizador tenha.
A Microsoft removeu esta funcionalidade com a chegada do Edge 111, mas parece que isso não deve ser durante muito tempo. Ao que parece, a empresa já se encontra novamente a testar integrar o efeito no navegador com as builds mais recentes do canal Canary.
De acordo com o utilizador Leopeva64-2 do Reddit, o navegador agora encontra-se a aplicar o efeito sobre praticamente todas as áreas do mesmo, incluindo a zona da sidebar e as páginas internas das configurações, histórico e outras.
De notar que, como ainda se trata de uma funcionalidade em testes, para já a mesma ainda apresenta alguns bugs, com áreas onde o efeito não se encontra visível e onde deveria claramente estar. Infelizmente a novidade parece estar a ser ativada de forma aleatória para os utilizadores, portanto não existe forma de se usar a mesma através de flags.
Ao mesmo tempo, de notar que estes efeitos serão apenas cosméticos – e em nada afeta o funcionamento do navegador em geral. Apenas pretendem integrar um pouco mais o navegador junto das funcionalidades do Windows 11.