Ventoy adiciona suporte para centenas de novos sistemas operativos
A aplicação do Rufus é, possivelmente, uma das mais conhecidas para a criação de dispositivos USB de arranque, que permitem aos utilizadores terem a capacidade de criar pens de arranque de vários sistemas.
A aplicação recentemente foi atualizada para a versão 3.22, o que veio com o seu conjunto de alterações. Entre as mudanças encontra-se a capacidade de os utilizadores poderem desativar o Bitlocker das instalações do Windows, e suporte para SHA-1. No entanto, esta versão também deixa de lado o suporte a ficheiros de imagens do Windows 7, tendo em conta que o sistema chegou ao seu fim de suporte oficial.
No entanto, parece que outra aplicação também reconhecida para esta tarefa encontra-se agora a aproveitar. A Ventoy, uma app similar ao Rufus, anunciou a sua nova versão 1.0.90, sendo que entre as novidades encontra-se o suporte para um vasto conjunto de ficheiros de imagem de diferentes sistemas.
No total, a nova versão agora suporta mais de 1100 sistemas operativos diferentes, incluindo os que o Rufus deixou de suportar. Além disso, a nova versão chega ainda com a correção de alguns bugs importantes, nomeadamente de uma falha com a criação de imagens do Fedora, que poderia levar a erros no arranque do sistema.
A nova versão pode ser descarregada a partir do site oficial da aplicação.