Autoridades do Reino Unido vão investigar práticas da Amazon e Microsoft na cloud
As autoridades do Reino Unido vão iniciar uma nova investigação contra a Amazon e a Microsoft, derivado das suas plataformas cloud no mercado. A Competition and Markets Authority (CMA) pretende analisar, sobretudo, as práticas da Amazon AWS e da Microsoft Azure no mercado das plataformas cloud, verificando se as mesmas podem encontrar-se a prejudicar os rivais.
De acordo com as autoridades, atualmente estas duas plataformas concentram entre 60 e 70% do mercado cloud, enquanto a Google é a empresa mais próxima das mesmas, mas com valores que atingem apenas 5 a 10%. A Google foi também uma das entidades que, no passado, apresentou acusações contra a Microsoft por alegadas práticas para prejudicar os rivais no mercado.
As autoridades do Reino Unido afirmam que, caso não sejam analisadas as práticas destas empresas, existe a possibilidade de todo o mercado cloud vir a ser afetado, sobretudo os rivais que se pretendam lançar no mesmo.
Para já, apesar de a investigação ainda se encontrar numa fase inicial, as autoridades afirmam que terão identificado alguns problemas que podem afetar a concorrência, mas ainda será cedo para avaliar o caso – a investigação deve ser realizada nas próximas semanas, e espera-se que o resultado da mesma venha a ser conhecido a 5 de Outubro de 2023.