Criador do Tiny11 lança novo projeto do Windows 11 em arranque pela RAM

Criador do Tiny11 lança novo projeto do Windows 11 em arranque pela RAM

O criador das adaptações do sistema da Microsoft, tiny10 e tiny11, conhecido como “NTDEV“, agora revelou uma nova versão do sistema sob o nome de “live11”. Esta é uma versão do Windows 11 que pode arrancar a partir de uma pen usb, e é compacta o suficiente para correr inteiramente via a RAM.

Com o live11 os utilizadores podem ter uma versão completa do Windows 11 a correr diretamente da RAM, sem necessidade de a instalar diretamente no disco rígido. Isto pode ser útil para várias ocasiões, mas sobretudo para ajudar a resolver alguns problemas em sistemas com erros ou onde é impossível de arrancar pelos meios convencionais.

No final, esta pode ser uma ferramenta útil para quem tenha de analisar problemas em sistemas ou de recuperação de dados. No entanto, existem algumas limitações a ter em conta, nomeadamente o facto que é necessário que o sistema tenha, no mínimo, 8GB de RAM – embora a versão final use apenas metade desse valor.

O live11 também não suporta, de momento, UEFI, e para quem pretenda correr o mesmo numa máquina virtual, este apenas é suportado pelo VMWare e Hyper-V. O programador NTDEV espera vir a resolver alguns dos problemas em futuras versões.

Para já, o download pode ser feito via o site da Internet Archive.