Google Chrome conta com nova funcionalidade para quem lê muitas notícias

Google Chrome conta com nova funcionalidade para quem lê muitas notícias

Nas últimas semanas parece que todas as notícias e novidades são focadas apenas para a IA e o Bing, e isto inclui também o navegador da Microsoft, Edge. No entanto, existem agora algumas novidades que começam a chegar também a um dos navegadores mais usados atualmente na internet.

O Chrome, que se goste ou não, ainda é um dos navegadores mais usados na internet. E recentemente a Google começou a testar uma nova funcionalidade para o mesmo que pode ser bastante útil para quem leia muitas notícias na internet.

A Google encontra-se a testar a nova funcionalidade de “Modo de Leitura” para o Chrome, algo que existia em alguns navegadores alternativos pela web, mas que finalmente começa agora a chegar também ao Chrome.

Este modo de leitura permite que os utilizadores possam simplificar os conteúdos dos sites onde se encontrem, sobretudo de notícias, para dar foco apenas aos conteúdos que sejam de interesse.

Desta forma, os utilizadores podem ler apenas aquilo que pretendem de um site, sem terem de carregar conteúdos muitas vezes desnecessários, como publicidade ou outros artigos em segundo plano. A ideia será tornar a leitura de conteúdos mais simples e rápida, e uma vez que se encontra integrado diretamente no navegador, não é necessário nenhum processamento extra de extensões ou apps de terceiros para tal.

A novidade ainda se encontra em testes, e para já os utilizadores apenas a podem ativar via as flags do Chrome. Para tal basta aceder a “chrome://flags” e procurar por Reader Mode, colocando a opção ativa. Existem várias opções disponíveis, no entanto recomendamos a “Enabled available in settings”, que permite ativar ou desativar o leitor pelas definições do navegador.

ativar modo de leitura

Feito isto, basta reiniciar o navegador. Da próxima vez que aceder a um site que tenha conteúdos que podem ser convertidos para o modo de leitura, um pequeno ícone irá surgir na barra de endereço do navegador.

Se usava uma extensão apenas para esta tarefa, agora o processo fica consideravelmente mais simples. Sem duvida uma dica a experimentar.