Google vai facilitar transferência de ficheiros entre Android e Windows
Em tempos, a Microsoft tentou criar o seu próprio sistema operativo para dispositivos móveis, com o Windows Phone. No entanto, a ideia foi de pouca duração, sendo que esta não conseguiu atingir a popularidade que viria a verificar-se no Android.
Desde então, apesar de não se focar em lançar um sistema operativo para este género de dispositivos, a empresa continuou a tentar integrar mais dos mesmos dentro do seu maior trunfo: o Windows.
A Aplicação de Telefone no Windows 10 e 11 é um exemplo disso mesmo, sendo que tem vindo a receber várias melhorias ao longo dos últimos tempos. No entanto, esta acaba agora de receber uma rival importante com uma app dedicada da própria Google.
A partilha de proximidade, uma funcionalidade que a Google revelou para o Android em 2020, vai agora chegar também a dispositivos com o Windows em alguns mercados. Desta forma, os utilizadores podem rapidamente usar a mesma para partilharem conteúdos entre o smartphone Android e computadores Windows.
Desta forma, os utilizadores podem rapidamente partilhar ficheiros dos seus dispositivos. No caso do Android, basta selecionar a partilha de proximidade e transferir o conteúdo para o sistema Windows que surja na lista. No caso do Windows, deve ser instalada a aplicação dedicada para a funcionalidade, que depois permite a partilha para os dispositivos e a receção dos mesmos.
A aplicação do Google Nearby Share encontra-se disponível no site do Android, mas atualmente apenas se encontra disponível para utilizadores em alguns mercados selecionados – infelizmente Portugal não faz parte desta lista.
Espera-se que a novidade venha a ficar brevemente disponível em mais países, e possa ser uma forma de permitir aos utilizadores mais rapidamente enviarem conteúdos de e para os seus dispositivos.