Intel pode já ter descontinuado o seu chip de mineração de criptomoedas
Em junho do ano passado, a Intel revelou o seu primeiro chip focado para a mineração de criptomoedas, o Blockscale 100 ASIC. No entanto, se tivermos em conta as recentes informações, parece que o chip pode já encontrar-se em “fim de vida”.
De acordo com o portal Tom’s Hardware, a Intel já terá descontinuado este chip, menos de um ano depois deste ter sido lançado, e não existem planos de avançar com um novo modelo sucessor.
Quando questionada sobre o futuro da empresa no mercado de chips ASIC, a empresa apenas terá indicado que se encontra a monitorizar o mercado por novas oportunidades, não deixando detalhes sobre se pretende continuar a apostar no mesmo.
É importante notar que a Intel lançou este chip na altura em que o mercado estava em queda, e onde o Bitcoin tinha caído para metade do seu valor, portanto pode-se indicar que os planos da empresa surgiram na pior altura para tal, quando os mercados das criptomoedas estavam em baixo.
No entanto, o Bitcoin tem vindo a recuperar uma grande parte do seu valor nos últimos meses, estando novamente a superar alguns valores recorde dos últimos meses, portanto a Intel ainda pode avaliar este mercado como proveitoso para o futuro.
Ao mesmo tempo, a tecnologia também se encontra a alterar consideravelmente do que era a ideia em 2022. Atualmente o tema principal no mercado é a Inteligência Artificial, e com isto a Intel certamente que pretende focar-se numa área que tenha mais impacto para o seu negócio base.