Twitter agora censura interações em mensagens com links do Substack
Durante o dia de hoje, os utilizadores do Substack foram subitamente surpreendidos com o facto que os tweets deixaram de poder ser colocados na sua plataforma, no que aparenta ter sido um bloqueio do Twitter à API por parte da Substack.
No entanto, parece que as medidas vão agora ainda mais longe. A rede social de Elon Musk agora encontra-se a bloquear todas as interações a tweets que sejam enviados contendo links para o Substack, e as publicações também recebem consideravelmente menos visibilidade dentro da timeline.
Os utilizadores que tentarem partilhar tweets com links para o Substack, devem agora verificar que essas mensagens não se encontram a poder ser partilhadas, comentadas ou até para se colocar um simples gosto.
Quando os utilizadores tentam realizar essas ações, o Twitter apenas apresenta uma mensagem de erro a indicar que a tarefa foi desativada pelo Twitter – o que indica que terá sido uma medida deliberada da plataforma para bloquear esta plataforma.
Esta medida pode afetar, sobretudo, os criadores de conteúdos que tendem a partilhar os seus conteúdos dentro da rede social. Como os links do Substack agora deixam de poder ter interações, a visibilidade dos mesmos é também consideravelmente mais reduzida.
De notar que, quando Elon Musk entrou na direção da plataforma, uma das medidas previstas do mesmo para com o Twitter seria a de maior transparência sobre a rede social, mas também de maior liberdade de expressão. Esta recente medida claramente comprova que as ideias iniciais encontram-se fora do que Musk prometera quando tomou posse da plataforma.
Ao mesmo tempo, o bloqueio de interações do Substack dentro do Twitter também não vai de encontro com o que se considera ser a liberdade de expressão, novamente indo contra o que Musk prometeu para todos os utilizadores do Twitter.
Por parte do Twitter, este não deixou qualquer informação sobre o motivo destas ações, sendo que não possui uma equipa de comunicação externa e o único meio de contacto da imprensa encontra-se a ser usado para uma piada interna de Musk para com a sua audiência mais chegada.