Twitter bloqueia API até para quem paga 42.000 dólares por mês para acesso
Nas últimas semanas, o Twitter tem vindo a realizar mudanças sobre a sua API, sobretudo limitando o acesso à plataforma para quem a usava com mais liberdade antigamente. Apesar de a API gratuita ainda se encontrar disponível, esta encontra-se bastante mais limitada, ao ponto que muitos programadores não conseguem manter as suas apps ativas.
Para quem pretenda continuar a usar a API sem as novas limitações, necessita de pagar pelo acesso, com valores que são consideravelmente elevados para a grande maioria dos programadores, e desde que o preço foi revelado, muitos tiveram de encerrar as suas apps.
No entanto, parece que a plataforma se encontra agora a cortar o acesso até mesmo para quem estava disposto a pagar as quantias mensais elevadas para a API. De acordo com o portal Mashable, vários programadores que estavam dispostos a pagar quase 42.000 dólares por mês para usarem a API também estão a ver as suas aplicações subitamente encerradas.
No início desta terça-feira, vários programadores no Twitter começaram a ser notificados que as suas apps estariam a ser bloqueadas, o que inclui apps de quem optou por pagar a quantia para manter o serviço de API ativo. Em alguns dos casos, os programadores nem sequer receberam o aviso do bloqueio das apps, e apenas verificaram tal medida quando acederam ao painel de programadores das mesmas.
Um dos exemplos encontra-se no fundador da plataforma TweetHunter, que apesar de pagar pelo acesso à API sobre os novos termos do Twitter, durante o dia de hoje teve a sua aplicação subitamente bloqueada e sem qualquer aviso prévio. O mesmo indica que 5426 utilizadores da sua app perderam o acesso aos serviços do Twitter derivado desta falha.
No entanto, a medida afeta também até plataformas de larga escala, que tinham apelado para o pagamento do acesso Enterprise da API – que possui custos a partir de 42 mil euros mensais. Um desses exemplos encontra-se sobre a plataforma de gestão de redes sociais Publer, onde o fundador da plataforma confirmou que a empresa perdeu acesso à API, apesar de ter-se inscrito para uso do acesso “Enterprise”.
Em ambos os casos, o Twitter não deixou qualquer justificação para as apps terem sido bloqueadas da sua API. Numa rápida pesquisa encontra-se vários outros exemplos de criadores de aplicações para o Twitter que deixaram de poder continuar a usar a plataforma na normalidade.
É também importante sublinhar que, neste caso, as aplicações em questão eram focadas em funcionalidades extra para o serviço, e não eram usadas para substituir os clientes oficiais do Twitter – um dos motivos pelos quais apps como a Tweetbot e Twitterific foram banidas no início do ano.
Seja como for, as mudanças da API encontram-se a causar graves problemas aos programadores, que ficam consideravelmente limitados na capacidade de usarem a plataforma e de manterem as suas atividades – até mesmo para quem esteja disposto a pagar para tal.