Western Digital começa a recuperar da inacessibilidade do My Cloud

Western Digital começa a recuperar da inacessibilidade do My Cloud

Durante a semana passada, a Western Digital foi alvo de um ataque nos seus sistemas, do qual terá sido afetado um largo conjunto de funcionalidades e serviços da empresa. Entre os quais encontra-se os serviços cloud da mesma, nomeadamente o acesso ao My Cloud, My Cloud Home, My Cloud Home Duo, My Cloud OS 5, SanDisk ibi, e SanDisk Ixpand Wireless Charger.

Desde o dia 2 de Abril que os utilizadores começaram a confirmar problemas no acesso as estas plataformas, ficando impossibilitados de acederem aos seus ficheiros a partir das aplicações da empresa.

Apesar de a empresa ter sido rápida a confirmar a indisponibilidade, não deixou muitos detalhes sobre o que estaria a acontecer, indicando apenas que terá sido derivado de um ataque a sistemas internos da empresa.

No entanto, a Western Digital deixou agora detalhes sobre como permitir que os utilizadores possam aceder aos seus conteúdos de forma local. As funcionalidades cloud da plataforma ainda se encontram inacessíveis, mas pelo menos agora os utilizadores possuem formas de acederem aos seus ficheiros.

De acordo com a informação da empresa, os utilizadores podem agora ativar o modo local dos seus sistemas NAS, de forma a permitir o acesso direto aos ficheiros a partir da mesma rede local. Este acesso permite que os utilizadores possam aceder aos conteúdos das suas NAS a partir da rede local, em sistemas Windows e MacOS.

Detalhes da empresa

A funcionalidade de acesso remoto, que é a usada pela grande maioria dos utilizadores, ainda se encontra inacessível. Mas pelo menos os conteúdos locais estão assim acessíveis para quem necessite.

A empresa fornece ainda um guia sobre como os utilizadores podem ativar o modo local nos seus sistemas. Quem pretenda aceder aos seus conteúdos neste formato, é aconselhado que siga o mesmo para aceder aos seus ficheiros.

A empresa garante que ainda se encontra a trabalhar para repor a normalidade dos serviços, o que está previsto para breve, mas ainda sem uma data concreta de quando irá encontrar-se concluída.

De relembrar que a inacessibilidade da plataforma seguiu-se à empresa ter confirmado um ataque, que terá acontecido no dia 26 de Março, onde uma entidade desconhecida terá conseguido aceder a sistemas internos da empresa, e onde se acredita que dados da mesma podem ter sido recolhidos – embora os detalhes do ataque em concreto ainda sejam desconhecidos e nenhum grupo confirmou ter realizado o mesmo publicamente.