Windows 11 irrita utilizadores com mudança no atalho de Print Screen
Da próxima vez que carregar na tecla de Print Screen do seu teclado, é possível que venha a ter algumas surpresas. Isto porque a Microsoft decidiu alterar o funcionamento do atalho para adotar a Ferramenta de Recorte por padrão dentro do Windows 11.
A tecla de Print Screen sempre foi usada no Windows para a captura rápida do conteúdo que se encontra no ecrã, colocando a imagem do mesmo na Área de Transferência do sistema. No entanto, a Microsoft decidiu recentemente alterar o funcionamento desta tecla – o que pode causar alguns problemas para os utilizadores, ou alterar a forma como estes se encontravam habituados a usar o atalho.
A tecla, a partir de agora, vai ativar a nova funcionalidade da Ferramenta de Recorte do Windows. Ao pressionar a mesma, a ferramenta será ativada, permitindo que os utilizadores possam recortar uma secção do ecrã para a captura, ou selecionar o ecrã completo.
Esta alteração encontra-se a ser aplicada sobre a versão Beta do Windows 11, nas builds 22621.1546 e 22624.1546 (KB5025310). No entanto, eventualmente, deve também chegar nas restantes versões do sistema, incluindo as estáveis.
A medida pode prejudicar como os utilizadores usavam este atalho, e em alguns casos, pode mesmo causar problemas com alguns programas externos de capturas de ecrã – como o caso do ShareX.
Felizmente, os utilizadores ainda possuem o controlo para desativarem este novo funcionamento do atalho, caso pretendam. Para tal basta aceder às Definições do Windows > Acessibilidade > Teclado e desativar a opção “Use the Print Screen key to open Snipping Tool”.
Isto deve colocar novamente a tecla com o funcionamento regular de antigamente.
No entanto, a Microsoft tem vindo a dar cada vez mais destaque no funcionamento da Ferramenta de Recorte do Windows, portanto não seria de admirar ver esta alteração de forma mais “permanente” no sistema.