Apple deixa de assinar o iOS 16.4.1
A Apple confirmou que vai deixar de assinar o iOS 16.4.1, deixando assim de permitir que os utilizadores voltem para esta versão do sistema – a última a ficar disponível antes do iOS 16.5.
Por um período, definido pela Apple, quando uma nova versão do iOS é lançada, a empresa ainda continua a assinar as versões antigas do sistema. Isto permite que os utilizadores possam, de forma oficial, fazer o “downgrade” para a versão anterior caso considerem que as mais recentes possuem bugs ou falhas.
A Apple incentiva os utilizadores a usarem a versão mais recente, sempre que possível, mas existem casos onde optar pela versão anterior pode ser benéfico, sobretudo se existirem bugs consideráveis em novas versões do sistema.
Ao deixar de assinar uma versão do iOS, a Apple deixa de permitir que os utilizadores possam realizar o downgrade para essa versão. Como tal, com esta medida, a empresa deixa oficialmente de permitir que os utilizadores voltem a instalar o iOS 16.4.1 nos seus dispositivos.
Quem ainda tenha o software instalado, pode manter o mesmo a funcionar sem problemas. No entanto, depois de realizar o upgrade para uma versão mais recente, não existe volta a dar.
De notar que a Apple encontra-se a testar atualmente o iOS 16.6, sendo que se espera que venha a contar com algumas correções. Ao mesmo tempo, a empresa encontra-se ainda a desenvolver o iOS 17, que deve ser oficialmente lançado durante a segunda metade do ano.