Bing torna-se o motor de pesquisa mais usado na China
Não existe como negar que o Bing tem vindo a ganhar bastante popularidade no mercado, em parte devido à integração de funcionalidades de Inteligência Artificial no mesmo, e de todas as melhorias que a Microsoft tem vindo a realizar.
No entanto, se existe um local onde esse sucesso pode ser visível, é na China. De acordo com os dados mais recentes da empresa StatCounter, o Bing encontra-se atualmente como o principal motor de pesquisa na região chinesa, superando mesmo a versão local do Baidu.
Durante abril de 2023, o Bing atingiu a marca de uma quota no mercado de 37.4%, superando a rival local. Em parte, este aumento no uso do motor de pesquisa da Microsoft encontra-se relacionado com todas as melhorias de IA que foram aplicadas no mesmo, fornecendo resultados mais importantes para os utilizadores que as plataformas rivais.
Ao mesmo tempo, a integração que tem vindo a ser feita entre o Bing e o sistema da Microsoft, o Windows, também ajuda a que se torne mais importante o uso da plataforma, ficando disponível em praticamente todos os dispositivos que os utilizadores usem no dia a dia.
Em contrapartida, o Baidu teve uma queda no uso, passando para uma quota no mercado de 27.01%. A este junta-se ainda o Sogou com 16.36%, o Yandex com 7.45%, o Haosou com 6.25% e a Google com 5.2% – de relembrar que o motor de pesquisa da Google encontra-se bloqueado em praticamente todas as regiões chinesas, dai os valores reduzidos do mesmo.
O crescimento do Bing na China também demonstra como o mercado das pesquisas tem vindo a sofrer alterações, e que pode vir a deixar de ser baseado no formato tradicional que se conhece, para começar a adotar pesquisas feitas com a ajuda de IA e de termos dinâmicos.