Brave revela nova função de “Esquecimento” para garantir mais privacidade
O navegador Brave é conhecido por ser focado em privacidade, contando com várias funcionalidades para esse fim. E agora, a mais recente versão do navegador recebe algumas melhorias para quem pretenda ainda mais privacidade online.
A nova versão do Brave conta agora com uma nova opção de “Esquecimento”, que permite remover vários dados associados com um site depois de o utilizador sair do mesmo. Com esta funcionalidade, vários dados que são normalmente armazenados no navegador, como cookies ou cache de DNS, são automaticamente eliminados quando os utilizadores fecham a aba do site.
Este sistema é algo similar ao que se encontra no sistema de navegação anónima, mas neste caso aplica-se a sites que o utilizador especificamente indique para tal, sem que se tenha de abrir os mesmos individualmente numa nova janela anónima.
Os utilizadores poderão controlar esta funcionalidade de forma global, a partir das definições do navegador, ou de forma individual, em cada site que pretendam, sobre a secção de Proteções do Brave.
Este sistema apenas irá funcionar sobre o site principal de onde o utilizador se encontre, e não sobre outros que possam ser acedidos pelo mesmo durante a navegação. No entanto, deverá ser um acréscimo notável para garantir mais privacidade online dos utilizadores.
A funcionalidade encontra-se atualmente em testes, mas espera-se que seja fornecida por padrão para todos os utilizadores com a versão estável do Brave 1.53.