Codec AV2 começa a surgir com primeiros detalhes

Codec AV2 começa a surgir com primeiros detalhes

O codec AV1 foi criado pela Alliance for Open Media em 2018, como uma alternativa mais fiável e de melhor desempenho para a transmissão de vídeos na internet. A ideia seria criar um codec adaptado para os tempos modernos, e que fosse capaz de competir diretamente com o H.265 (HEVC).

Várias plataformas começaram a adotar o AV1, com o YouTube em 2018, e mais tarde o Netflix em 2020 – e recentemente, a Apple também começou a suportar o mesmo sobre os seus serviços. Apesar disso, o crescimento do mesmo tem vindo a ser algo lento, em parte porque ainda não existe hardware facilmente acessível que permita transmissões neste formato.

No entanto, a Alliance for Open Media (AOMedia) já começou os trabalhos para o que será a próxima geração do codec, o AV2. Para já, o desenvolvimento do mesmo ainda se encontra numa fase experimental, portanto muito ainda pode ser alterado antes de chegar na sua forma final.

Espera-se que este codec tenha ainda mais melhorias, com uma compressão mais elevada dos conteúdos e melhorias a nível da qualidade de imagem. Para já, o desenvolvimento ainda se encontra numa fase inicial, portanto os detalhes do que poderemos vir a esperar são escassos.

Do que foi revelado, este aparenta ser uma conjugação do AVIF, um novo formato de imagem que também começa a ganhar popularidade junto dos navegadores face às suas melhorias de compressão.

Ainda se desconhece quando o codec AV2 vai começar a ser lançado num formato mais estável – embora, tendo em conta o desenvolvimento lento do AV1, isso ainda possa demorar alguns anos.