Google diz adeus na primeira geração do Chromecast
De forma algo silenciosa, mas esperada, a Google confirmou que o Google Chromecast original encontra-se oficialmente em fim de suporte.
A primeira geração do dispositivo foi lançada em 2013, prometendo trazer a experiência de uma smart tv para qualquer ecrã. Na altura, o Chromecast foi uma verdadeira revolução para o mercado, sobretudo tendo em conta que as Smart TVs ainda se encontravam a preços algo proibitivos para muitos, e nem todos pretendiam alterar o que possuíam.
A Google tem vindo a manter a linha ativa, com melhorias a nível de hardware ao longo dos anos, embora as Smart TVs já se encontram consideravelmente mais acessíveis para a grande maioria.
Com isto, e tendo em conta a idade, não será de admirar que a Google agora esteja a descontinuar o suporte para a primeira geração do Chromecast. A empresa confirmou que vai deixar de fornecer atualizações de software e de segurança para o dispositivo, bem como não será fornecido suporte técnico adicional. A empresa afirma que, com esta medida, os utilizadores podem também sentir o impacto negativo na experiência de uso do Chromecast.
A mensagem de descontinuação foi deixada no site de suporte da empresa com a última atualização em Abril, mas apenas agora foi descoberta. Portanto é possível que os utilizadores tenham sentido o impacto desde essa altura – para quem ainda usa o dispositivo.
De notar que a última atualização que tinha sido fornecida para este modelo data de 2019, e desde então nada de novo foi confirmado. Portanto a descontinuação do mesmo quase dez anos depois era algo esperado pela maioria.