Google prepara-se para fazer grandes mudanças nas pesquisas
A Google encontra-se a poucos dias de realizar um dos seus eventos mais importantes do ano, o Google I/O. O evento, que se realiza a 10 de Maio, vai ser palco de algumas revelações da empresa, e possivelmente de novidades que devem vir a surgir para o futuro.
Uma das novidades pode vir a surgir para a Pesquisa da Google. Os rumores agora indicam que a Google encontra-se a preparar algumas alterações na forma como a pesquisa funciona, e que devem adaptar a mesma para a “internet atual”.
Ao longo dos anos, a pesquisa da Google sofreu poucas alterações. Apesar de novas funcionalidades, o conceito base é similar ao que lhe deu origem: uma lista de links relevantes para os termos de pesquisa dos utilizadores.
No entanto, de acordo com o Wall Street Journal, a Google encontra-se a preparar para mudar isso. Os rumores indicam que a empresa pode agora dar destaque a outros conteúdos que se encontram pela internet, e que podem alterar consideravelmente a forma como os resultados de pesquisa são apresentados.
Entre as mudanças encontra-se a possibilidade da empresa começar a dar mais destaque para conteúdos de vídeo, sobretudo em plataformas como o Instagram e TikTok. Os vídeos destas plataformas poderiam ficar visíveis diretamente das pesquisas, para rápido acesso pelos utilizadores.
Além disso, a empresa deve também focar-se mais nas pesquisas por negócios e outros locais de interesse para os utilizadores. A Google é bastante usada como ponto de pesquisa para se encontrar restaurantes, centros de interesse e outros, sobretudo pelos utilizadores mais jovens. Com isto, a empresa pode vir a focar-se mais neste género de conteúdos quando os utilizadores pesquisam pelos mesmos.
Por fim, a Google pode vir ainda a dar mais destaque a conteúdos de comunidades e fóruns, integrando diretamente respostas às questões dos utilizadores recolhidas destes locais. Isto é algo similar ao que o Bing Chat já realiza, facilitando o acesso dos utilizadores a rápidas respostas para questões que tenham sobre os mais variados temas.
Será certamente interessante analisar o que a Google se encontra a preparar para o futuro da pesquisa, ainda mais numa altura em que surgem alternativas focadas em Inteligência Artificial, e onde os conteúdos parecem ser cada vez mais dinâmicos. Ao mesmo tempo, também será interessante analisar como a Google espera aplicar estas medidas sem afetar o rendimento de muitas das plataformas online.