Neurolink confirma que vai começar os testes para implementar chips em humanos
A Neuralink possui planos ambiciosos de implementar chips no cérebro humano. A empresa, detida por Elon Musk, pretende começar a integrar os primeiros chips em humanos em breve, e agora recebeu a aprovação exatamente para isso.
A Neuralink confirmou ter obtido a aprovação das autoridades de saúde norte-americanas para começar os primeiros testes em humanos, e espera revelar mais informações em breve. De relembrar que a empresa foi fundada em 2016, tendo ganho destaque publico em Março de 2017. Ao longo dos anos esta tem vindo a dedicar-se na criação de uma interface entre o cérebro humano e o exterior, tendo realizado alguns testes em animais com sucesso.
A ideia será usar este chip, integrado diretamente no cérebro, para controlar algumas atividades do dia a dia. Agora, a empresa vai começar a obter a aprovação para realizar os primeiros testes da tecnologia em seres humanos.
A FDA já tinha rejeitado o pedido da Neuralink em realizar os testes em humanos no passado, sobre receios a nível da segurança. Na altura, existia receio de que a implementação do chip e de todos os componentes necessários para o seu funcionamento poderiam ser considerados um risco para os humanos. No entanto, esse risco foi agora avaliado, e a entidade avançou com a permissão.
A empresa espera que, com esta aprovação, possa agora começar a expandir os testes e integrar o chip nos primeiros humanos durante os próximos meses. Eventualmente, a solução deve ficar disponível de forma mais abrangente, mas ainda deverá demorar algum tempo até que tal aconteça.
Entretanto, a Neuralink afirma que a sua tecnologia possui bastante potencial a nível médico, e que esta pode ajudar pessoas cegas a voltarem a ver, ou pessoas com problemas de coluna a andar.