Número alarmante de contas do Facebook estão a ser injustamente bloqueadas
Um alarmante número de utilizadores no Facebook indicam estar a ser alvos de um aparente bug, onde as suas contas na plataforma da Meta são suspensas por violações das regras do Instagram, de contas que não estão associadas com os utilizadores em questão.
O Facebook permite que os utilizadores interliguem as suas contas com as do Instagram, para rápida troca de conteúdos entre as mesmas. No entanto, parece que uma tendência tem vindo a surgir recentemente, em que contas do Facebook estão a ser suspensas, sem razão, por associação com contas que não possuem no Instagram.
Estas contas do Instagram aparentam ser claramente contas usadas para spam, com letras e números aleatórios, e que não possuem relação com as contas dos utilizadores no Facebook. No entanto, os sistemas da Meta consideram que estão interligadas, levando à suspensão.
Algumas fontes apontam que tal pode estar relacionado com uma falha na plataforma da Meta, que basicamente permite aos atacantes criarem contas de spam no Instagram, e associarem as mesmas com qualquer conta no Facebook. Desta forma, a conta do Instagram aparenta estar interligada com a conta do Facebook que não é a correta, sem que o utilizador se aperceba.
O método usado para explorar esta falha não é inteiramente conhecido. No entanto, a confirmar-se, pode justificar o motivo das contas estarem a ser incorretamente suspensas devido á associação com contas aleatórias de spam no Instagram.
Existe ainda a possibilidade de se encontrar relacionado com alguma falha sobre a API do Facebook, que incorretamente se encontra a relacionar contas aleatórias do Instagram com outras contas do Facebook.
Este género de falhas, no entanto, pode ter consequências graves para os utilizadores, sobretudo tendo em conta que, muitas vezes, o Facebook não fornece o melhor suporte para quem tenha as contas bloqueadas. Mesmo que o bloqueio seja aplicado incorretamente, pode ser bastante complicado para os utilizadores recuperarem o acesso das suas contas, com a falta de contacto direto do Facebook – e a conseguirem, pode demorar semanas a terem as contas novamente ativas.
De notar que, neste caso em particular, a culpa nem será diretamente dos utilizadores. As suas contas estariam alegadamente a ser usadas como “link” para as contas falsas do Instagram, sem que os utilizadores tivessem conhecimento de tal – e segundo os relatos, derivado de falhas no próprio processo de interligação das duas plataformas.