Rival do Twitter pela Meta pode surgir em menos de um mês
Desde que Elon Musk entrou na direção do Twitter, os utilizadores começaram também a procurar alternativas para a rede social – sob o receio do que poderia vir a acontecer à plataforma. Isto levou a grande maioria a adotar alternativas como o Mastodon.
No entanto, a Meta foi uma das empresas que rapidamente se organizou para também começar a trabalhar numa alternativa para a plataforma do “pássaro azul”. Alegadamente, a empresa tem vindo a desenvolver uma nova rede social alternativa ao Twitter, que agora pode estar bem perto de ser revelada.
De acordo com a expert Lia Haberman, a Meta encontra-se agora a concluir a construção da sua app alternativa ao Twitter, que se irá comportar de forma similar para os utilizadores, mas será focada para quem pretenda uma mudança de ares.
Esta app iria permitir aos utilizadores enviarem pequenos conteúdos de texto para rapidamente partilharem com outros utilizadores. Alegadamente seria possível aceder ao serviço usando as contas existentes do Instagram, ou criando novas separadas.
Ao que parece, a app encontra-se bastante direcionada para os utilizadores do Instagram. Os dados de login seriam idênticos aos da plataforma da Meta, e várias informações das contas também seriam automaticamente sincronizadas. Por exemplo, os seguidores seriam automaticamente migrados para esta nova plataforma e dados como a bio e foto de perfil também.
Ao mesmo tempo, esta app seria também descentralizada, o que indica que poderia vir a integrar-se também com outras apps criadas por terceiros, ou até plataformas como o Mastodon. Isto será particularmente útil, pois permite manter a conversa com utilizadores em outras plataformas, sem que tenham de andar a alterar de app em app.
Além de textos com limites de 500 carateres, os utilizadores poderiam ainda enviar pequenas imagens e vídeos – no entanto, de forma mais limitada do que existe atualmente no Twitter, que ainda recentemente confirmou a entrada de suporte a vídeos longos de duas horas.
Até ao momento a Meta não deixou detalhes de quando esta nova aplicação e plataforma vão ficar disponíveis. Os rumores indicam que isso pode acontecer já durante o próximo mês, mas possivelmente irá começar com uma fase de testes antes de ficar acessível para todos.