Segurança da MIUI considera várias apps legitimas como maliciosas
A MIUI conta com uma funcionalidade integrada de segurança, que permite aos utilizadores analisarem as apps instaladas no sistema. Normalmente, esta funcionalidade deveria identificar apenas apps que sejam reconhecidas como maliciosas, mas parece que um bug está a causar problemas para alguns utilizadores.
Vários utilizadores encontram-se a reportar que a aplicação de Segurança da MIUI encontra-se a marcar várias apps legitimas como malware, recomendando a sua desinstalação do sistema. Entre as apps reportadas encontram-se o Facebook Lite e Snapchat – que apesar de serem totalmente legitimas e descarregadas de fontes oficiais.
Existem até mesmo algumas aplicações da própria Xiaomi que estão a ser consideradas como malware, como é o caso da MIUI Downloader. Estas são igualmente apps instaladas de fontes oficiais.
A indicação da app de Segurança da MIUI será que outros utilizadores reportam a aplicação como sendo maliciosa, sendo dada a opção para remover a app do sistema. No entanto, o problema parece relacionado com um bug no sistema de identificação de malware da app, ou possivelmente da base de dados usada pela mesma.
Até ao momento a empresa não deixou comentários relativamente a este problema, mas é possível que o mesmo venha a resolver-se em futuras atualizações da app de Segurança da MIUI ou da sua base de dados.