Twitter lança sistema de Mensagens Diretas encriptadas, mas com limitações
Depois das promessas deixadas por Elon Musk nas últimas semanas, o Twitter finalmente encontra-se a disponibilizar o novo sistema de Mensagens Diretas encriptadas. Este novo sistema pretende fornecer uma camada adicional de privacidade para os utilizadores, oferecendo a encriptação dos conteúdos, no entanto, existem algumas limitações.
De acordo com a documentação do Twitter, o sistema de Mensagens Diretas encriptadas apenas irá funcionar se ambos os utilizadores estiverem com o Twitter Blue ou com uma verificação de empresas na rede social. Portanto, quem tenha contas do Twitter gratuitas, não terá acesso a esta novidade.
A ter em conta que é necessário que tanto a pessoa que envia a mensagem como a que recebe tenha o Twitter Blue para o sistema funcionar – se uma das partes não contar com a subscrição, as mensagens ainda continuam a ser enviadas no formato tradicional.
Ambos os utilizadores devem também encontrar-se na versão mais recente da app do Twitter, seja no iOS ou Android, ou via a web. Por fim, para os conteúdos serem encriptados, os utilizadores necessitam também de se seguir um ao outro, ou o destinatário necessita de ter aceite a conversa.
O sistema não exige qualquer processo adicional, sendo que os utilizadores podem rapidamente enviar as suas mensagens neste formato encriptado. No entanto, para já, o sistema apenas permite o envio de texto e links – conteúdos multimédia não podem ser enviados em mensagens encriptadas.
Os utilizadores podem rapidamente identificar uma conversa encriptada pela presença de um ícone junto da imagem de perfil. No entanto, o Twitter deixa o alerta que, de momento, não é possível reportar mensagens diretas enviadas pelo sistema.
Por fim, existe ainda a limitação de que apenas 10 dispositivos com a conta do Twitter ativa podem usar a funcionalidade – qualquer novo dispositivo que seja adicionado acima deste valor irá remover o mais antigo da conta, que perde também acesso às mensagens encriptadas.
No final, este sistema ainda parece encontrar-se bastante simples, quando comparado com outras alternativas no mercado. No entanto, o Twitter tem vindo a prometer este sistema faz alguns meses, portanto é possível que novidades venham a surgir em breve.